Você sabia que hoje é o Dia Mundial da Imunização? Isso mesmo, há alguns anos o dia 9 de junho tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vacinação para nossa saúde, mesmo na idade adulta.
E você pode se perguntar: o que isso tem a ver com cabeça e pescoço? Tudo.
Câncer de cabeça e pescoço e HPV
O HPV é a sigla em inglês para papilomavírus humano que são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Eles são conhecidos por causar câncer de colo do útero, mas além disso, eles também estão relacionados a outros tipos de câncer, como o de boca e garganta.
Os cânceres de boca e garganta são o 6º tipo no mundo, com 400 mil casos e 230 mil mortes ao ano e a incidência está fortemente relacionada ao HPV e à prática de sexo oral. Esse aumento é cerca de três vezes maior em homens do que em mulheres.
Como ocorre o contágio do HPV?
A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais, mas também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.
Prevenção
Vacina contra o HPV: é a medida mais eficaz para prevenção contra a infeção. A vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS e é indicada para:
- Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos;
- Pessoas infectadas pelo HIV;
- Pessoas transplantadas na faixa etária de 9 a 26 anos;
Mas, ressalta-se que a vacina não é um tratamento, não sendo eficaz contra infecções ou lesões por HPV já existentes.
Então fique atento! Vacine-se e vacine seus filhos!