
CIRURGIA
DE LINFONODOS
Linfonodos
O corpo humano tem uma rede de vasos linfáticos e linfonodos, que é parte do seu sistema imunológico (produção de defesas do corpo), existindo centenas de linfonodos (“ínguas” ou gânglios) em todo o corpo, sendo que uma grande parte desses linfonodos se encontram no pescoço. Quando existe um problema perto de um linfonodo, por exemplo, uma infecção, feridas ou câncer, o gânglio ou o grupo de gânglios linfáticos nessa área pode inchar ou aumentar de tamanho à medida que se encarregam de filtrar as células “ruins”. Isso é chamado de linfadenopatia. O aumento de tamanho de um linfonodo geralmente é causado por outro problema que não o câncer.
Câncer nos Gânglios Linfáticos
O câncer pode aparecer nos linfonodos de duas maneiras: ele pode começar no local ou pode chegar aos linfonodos a partir de outro local.
Câncer que começa nos linfonodos é chamado de linfoma.
Mais frequentemente, o câncer começa em outro local e depois se espalha para os gânglios linfáticos.
Avaliação dos linfonodos
A avaliação requer um adequado exame físico, feito por um médico, exames de imagem com ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética e, em alguns casos, a análise do tecido (biópsia), que pode ser feito por punção, retirada de parte do linfonodo ou de todo o linfonodo.
O tratamento depende da causa e doença de base.
Fonte Instituto Oncoguia